O Desafio de se tornar santos hoje

Quando um alpinista quer conquistar o cume de uma montanha, ele não olha para o tamanho daquela montanha, mas enxerga o mais alto, onde é o seu objetivo final. O seu desejo é estar no mais alto daquela montanha. Para chegar lá é necessário elaborar uma estratégia que convença a ele próprio que é possível chegar lá. E assim concluído o caminho se sentirá realizado e agora é hora de retornar no mesmo trajeto da subida.

Meus jovens, se tornar um santo nos dias atuais tem sido um grande desafio e uma aventura que contém muitos riscos. A força contrária que vem contrapondo essa busca pela santidade exige uma compreensão madura de que “é possível ser santo”. Como nos diz Santa Edith Stein : “Responder ao chamado de Deus é sempre uma aventura, mas vale apena correr o risco”. Sim meus jovens, vale a pena correr o risco. Superar esses desafios deve ser o seu objetivo. Se o alpinista olhar para a montanha e não enfrentar os desafios que poderão surgir na conquista do seu objetivo não sairá do lugar onde está. É preciso se lançar e pedir a Deus a coragem de enfrentar as dificuldades nessa busca pela santidade. Jesus vem nos encorajar: “TENDE CORAGEM! EU VENCI O MUNDO” (Jo 16, 29-33). Com essa coragem é possível vencer o mundo com suas concepções. Muitas vezes será necessário dizer um não a si,e dizer não a si mesmo é o meio; dizer sim a Cristo é o fim.

A santidade é uma busca, uma superação de si mesmo, de suas vontades e de seus prazeres. É um processo onde todos que desejam a santidade deve passar. Ninguém nasce santo. Os santos se prepararam para a santidade. Para viver a santidade devemos, como disse Santo Afonso de Ligório, fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz. O Papa Francisco nos diz que “Não há um curso para se tornar santo. A santidade é um dom de Jesus à sua Igreja ele escolhe pessoas em que se vê claro o seu trabalho para santificar”. Meus jovens, Deus escolheu você para se ser santo, mas para isso primeiro deve haver uma busca, ter coragem e se lançar. E não porque você é um jovem que é mais difícil ser santo. A santidade é a melhor resposta que damos ao amor de Deus. É esse amor retribuído que levou os santos a fazerem a vontade de Deus e chegarem à santidade. Como nos diz São João Paulo II, “santos de calça jeans, que toca violão”.

A subida é íngreme, difícil, com desafios mas não impossível de ser superada. A recompensa que Deus reserva para você é algo que ninguém neste mundo pode lhe dar. O reino dos céus. Encerro com a letra desta canção que possa falar ao seu coração. Grite para o mundo todo ouvir: é possível ser santos, Jovens santos.

Precisamos de santos, jovens santos
Santos de calça jeans que bebem coca-cola e comem hot-dog
Precisamos de santos, jovens santos
Que levem Deus no coração, que semeiem a paz e que amem o irmão.

Deus abençoe vocês. Fiquem com Deus.

Diácono Flávio Pena