BATISMO DE CRIANÇAS

Batismo de crianças

 ·         Introdução: Batismo na Igreja Católica

 O catecismo da Igreja Católica explica que o Batismo: “É o fundamento de toda vida cristã, é a porta que abre aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados dos pecados e regenerados como filhos de Deus e somos incorporados a Igreja...” (CIC Parag. 1213).

O batismo “imergir”, o “mergulhar” na água simboliza o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual ele ressuscita como “nova criatura”. (CIC Parag. 1214).

Neste parágrafo do CIC explica que os batizados “vestiram- se” de Cristo”. (CIC Parag. 1228) Explicando assim o porque das vestes brancas nos catecúmenos.

A Igreja diz que o batismo é necessário para a salvação (CIC Parág. 1257), pois o próprio Jesus disse: „‟Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.” (Jo 3,5). E conforme narra em Mt 28, 19-20, Jesus pediu para batizar as nações.

Para a Igreja Católica a quantidade de água não importa a quantidade e sim a celebração do batismo por meio dos ritos. E o Batismo de crianças é necessário pois a criança nasce com o pecado original e precisa ser purificada, nascer como nova criatura e ser inserida no Corpo de Cristo, a Igreja.

 

·                Batismo no Protestantismo

Segundo a doutrina das mais tradições como Batistas, Assembléias de Deus, etc., o batismo é um testemunho púbico da conversão a Deus e de que aceita as Escrituras. Para eles o batismo não nos torna filhos de Deus e nem limpa os pecados. Usam da passagem de Rm 5,9 “...justificados por seu sangue, seremos por ele salvos da ira”, para dizer que só o sangue de Jesus limpa os pecados. Sobre a quantidade de água importa pois Jesus foi “mergulhado” no Rio Jordão. A palavra batismo em grego baptízein significa mergulhar, imergir. O batismo de crianças não existe pois a criança não tem consciência para se arrepender de seus pecados. Batismo de crianças não  está na Bíblia.

 

·                O batismo de Jesus

Em Mt 3, 13 em diante  narra o Batismo de Jesus por João, chamado “Batista” porque batizava. Jesus disse que precisava ser batizado para “cumprir a justiça”, ou seja, ser modelo para os futuros cristãos, modelo do novo batismo, não o do arrependimento e conversão, mas o da morte e ressurreição. O batismo de Jesus foi especial e muito maior do que o nosso, pois recebeu a efusão do Espírito Santo. Com o batismo de Jesus, João encerra sua missão de ser “a voz que clama no deserto”.

 

·                O verdadeiro Batismo: Refutando os protestantes

Após a Ressurreição os apóstolos começaram a ministrar o batismo em nome de Jesus, em que a pessoa morre com Cristo e ressuscita para uma nova vida. A comprovação está em At 2,38 quando após a efusão de Pentecostes, Pedro assume a palavra e diz: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2,38).


No Atos dos Apóstolos comprovamos vários batismos realizados pelos apóstolos, batizando famílias inteiras, sejam elas pais, mães, avós e crianças. Os batismos eram realizados em locais diferentes e não somente perto de rios ou em rios. Vejam:

 

 Atos 2,41: Cerca de 3000 pessoas foram batizadas em Pentecostes após a pregação de Pedro. Lembrando que em Jerusalém não há rio e o riacho de Cedron é quase seco.


    Atos 9,11-18: Batismo de Saulo no interior de uma casa em Damasco.

    Atos 10,47: Batismo de um grupo de gentios em Cesária “com água do batismo‟.

    Atos 16,33-35: Batismo do carcereiro de Filipos numa cadeia a meia noite feita por Paulo.

   Atos 19,3-5: Batismo de um grupo de ex-discípulos de João Batista em Efésios e não  qualquer menção de rio.

IMPORTANTE: Discípulos de João Batista recebem o novo batismo.

 

Explicação da Igreja: Se quisermos celebrar o batismo por imersão, o ritual do batismo  toda explicação de como fazer, embora, a quantidade de água comum, mergulhando o indivíduo no rio ou derramando água sobre sua cabeça, não altera em nada o batismo, pois a função da água, do líquido usado é, biblicamente, simbolizar a água viva, Jesus Cristo (João 4,14). Purificando a pessoa.

 

Derrubando as teses

Teses protestante: A palavra batismo em grego baptízein significa mergulhar, imergir, por isso o batismo em rios, piscinas, etc.

Explicação: Os biblistas, porém, documentam que em várias passagens da Bíblia, esta palavra significa, igualmente, “lavar” ou “molhar” na água as mãos, os dedos, os pés, etc.

São Paulo usa esta palavra em: I Cor 10,2: “Todos (os Israelitas) foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar”. (como símbolo do batismo cristão). Como sabemos este batismo não aconteceu por imersão, pois os Israelitas, junto com todas as crianças, passaram pelo Mar Vermelho a pé e enxuto, tocando apenas a areia úmida do mar. Quem tomou o “BATISMO POR IMERSÃO”, foram os soldados egípcios! E todos pereceram! (Ex 14,19-20)

 

Tese protestante: Jesus foi batizado no Rio Jordão.

Explicação: Foi batizado no rio porque João já pregava naquela região. Não quer dizer que é por causa da quantidade de água no local. Não  nenhuma comprovação bíblica de que Jesus tenha sido mergulhado.

 

·  Conclusões:

         As leituras de Atos já refutam a tese do protestantismo sobre não batizar crianças. Então batizar criança é conforme a Bíblia sim.

         Em Jo 3,5 diz: “Quem não renasce da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”.

         As crianças não tem pecado atual  o original, por isso não precisam se arrepender para ser batizadas. Arrependimento  para adultos, capazes de pecar.

         Exemplo Bíblico: At 16,14-15  Lidia vendedora de púrpura “foi batizada juntamente com toda sua família”. Batizados na casa de Lidia.

         Naquele tempo se batizavam muitas famílias inteiras, pois o conhecimento de Jesus

estava começando a ser anunciado. Muitos adultos eram batizados, pois ninguém conhecia a fé.

         O Batismo inicia a criança na Igreja, como filho de Deus, então assim como os pais devem ensinar a criança a ir para a escola, a comer, eles devem ensiná-las a fé. Se deixar para

mais tarde acontece o que  vimos, pessoas sem fé.


Pias Batismais  Primeiros Século


     Na cidade Mampsis (Mamshit) também conhecida como Kurnub – em Israel é a única cidade murada dos nabateus. Ele está localizado na estrada principal que conduz da Judéia para Petra. Período Bizantino (395 D.C). Descobriram em Mampsis que ao lado da capela da Igreja do Oriente se encontra um batistério, desenhado na forma de uma cruz. Batistérios como este foram encontrados em outras cidades, incluindo Avdat, Shivta (Soubaita) e Petra.

     Pia Batismal Herodium  Período Bizantino  Descoberta em 2007 nas escavações do local chamado Herodium  Túmulo de Herodes I, o Grande  que mandou matar os inocentes.

 

CURIOSIDADES:

         Padrinho: Se o pai não quiser assumir a educação da criança na Igreja, ela tem o padrinho. Se o pai e a mãe consentirem, o padrinho assume a educação na fé.


        No oriente o sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma são feitos juntos.


       No ocidente, no rito romano a criança prossegue nos anos de catequese para mais tarde fazer receber os sacramentos da Eucaristia e da Crisma. (CIC Parag. 1233).

         Lutero começa uma rebelião em 1517 rejeitando pontos fundamentais da fé Católica. Veio Thomaz Munzer no ano de 1600 (Alemanha) e aceita os pontos que Lutero pregava, mas acrescenta um novo: O batismo de criança não era válido. Tinham que rebatizar as pessoas. Assim Munzer e seus seguidores foram chamados de “Rebatizantes” ou “Anabatistas”. Os batistas de hoje negam a descendência com Munzer mas o fundador verdadeiro dos batistas John Smyth aceitou as idéias de Munzer. John Smyth era anglicano e se rebatizou quando fundou os batistas. John anos mais tarde duvidou até do batismo que ministrou a si mesmo e pediu para ser rebatizado e por imersão. Hoje nas diversas ramificações aceita-se esta tese sobre o batismo: Batistas, Assembléias de Deus, Quadrangular, Cristã do Brasil, Maranata e por  vai...etc.

Categoria:

Deixe seu Comentário