IMAGENS, SANTOS E IDOLATRIA
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- SANTOS, IMAGENS E IDOLATRIA
“Uma imagem fala mais que 1000 palavras!”
Esclarecimentos:
Imagem: é a representação de um ser em seu aspecto físico. Assim imagem é uma fotografia, uma estátua, um quadro, etc.
• Ídolo: É um falso Deus, inventado pela fantasia humana.
• Venerar: É imitar, honrar, louvar a virgem Maria e os Santos.
• Adorar: é o ato de considerar Deus como único Criador e Senhor do Mundo. O culto de adoração somente se pode dar a Deus porque só Ele é Criador e Senhor do Universo.
•
Idolatria: é o ato de
adorar o falso deus. Ou seja, é considerar o falso deus como criador e senhor
do universo. É o pior e mais grave pecado que se possa
fazer.
Materialmente as ações são idênticas,
formalmente são opostas.
Por que no Aurélio
o significado é outro? Adorar, Venerar, Idolatrar, Amar, extremamente são sinônimos, mas não há sinônimo que seja absolutamente equivalente.
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As
imagens na Sagrada Escritura:
1º) Deus proíbe imagens
•
Há passagens que condenam a confecção de imagens: Lv 26,1;
Dt 7,25; Sl 97,7; e por exemplo,
Ex 20, 1 -5 :
"Não farás para ti imagem de
escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás;
porque Eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos pais nos
filhos até a terceira geração daqueles que me
aborrecem." (Ex 20,4-5)
2º)
Deus manda fazer imagens
•
Mas também há outras
passagens que defendem sua confecção
como: Ex 25, 18-19.37,7- 9; 41,18; Nm 21,8-9;
1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19;
2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4 e etc. Como por exemplo em Ex 25,17-22:
"Farás também dois querubins de ouro; de ouro
batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
Farás um querubim na extremidade de uma parte, e outro querubim na extremidade de outra parte; de uma só peça com o
propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele." (Ex 25).
É preciso
entender que:
•
Os cristãos, desde os primeiros
séculos, entenderam, sob a luz do Espírito Santo, que Deus nunca proibiu
fazer imagens, e sim "ídolos", deuses, para adorar.
O povo de Deus vivia na terra de
Canaã, cercado de povos pagãos que
adoravam ídolos em forma de imagens (Baals,
Moloc, etc). Era isso
que Deus proibia terminantemente.
A prova de que Deus nunca proíbiu imagens, é que Ele próprio
ordenou a Moisés que fabricasse imagens de dois Querubins e que também pintasse as suas imagens nas cortinas do Tabernáculo. Os
querubins foram colocados
sobre a Arca da Aliança.
•
Vejamos: Moisés e
o Povo Hebreu
Êxodo Capítulo 1 – Sofrimento do Povo com o novo rei e os duros trabalhos, a escravidão;
Ex. 2 – Nascimento de Moisés
Ex. 3 – Missão de Moisés: Libertar o povo da escravidão;
Ex. 4 em diante – Fala ao Faraó, Pragas como castigo de não aceitação
do faraó pela libertação do povo, Celebração da Páscoa;
Ex. 13 – Libertação e saída do Egito.
Ex. 13, 17 - “... Deus então não o fez ir pelo caminho
do país dos filisteus, apesar de ser mais perto, porque Deus
achara que diante dos combates o povo poderia se arrepender e voltar para o Egito.” – Veja que Deus
conhecia bem o povo.
Ex. 14, 15, 16... O milagre do mar, a vitória,
o maná, a água na rocha.. – Deus cuida do povo em tudo
que precisa;
Ex. 19 – Aliança no Sinai e ensino ao povo com o Decálogo.
Ex. 21, 22, 23...São
outras prescrições para o
povo.
Ex. 24 – Moisés sobe a montanha e fica por 40 dias e 40 noites para receber as tabuas da lei.
Ex. 25 – Deus pede para fazer a arca para guardar as tábuas e pede que faça dois querubins em cima da arca. Capítulos 26 em Moisés continua na montanha.
Ex. 32 – Fizeram um bezerro de ouro pois para eles Moisés tardava e resolveram ter um outro Deus.
Moisés fica furioso e castiga
o povo.
Nm. 21 – O povo se revolta com Moisés. Reclama do Maná e de tudo.
Nm. 21 – Deus castiga o povo com serpentes venenosas.
Moisés intercede ao povo e Deus manda fazer um serpente para contemplarem e não serem mortos
pelas picadas.
Se a ordem de Deus em Ex 20, 4 fosse absoluta, sem exceções, Moisés seria, "como os católicos", idólatra? Mas não é esse o caso. Essa imagem também não era feita para adoração, mas era tida pelos hebreus com o maior respeito (veneração), por ser algo sagrado, mandado por Deus, pois quem olhasse para ela seria salvo. Entendemos que não era fácil conduzir o povo por tantos anos, assim como nós se esqueciam facilmente dos milagres e graças que Deus nos concede, e para continuar Deus tinha que tomar atitudes para corrigir.
•
De onde vem
a perseguição?
Século VII ou VIII – Iconoclasmo: A idéia da impossibilidade de representar Deus em forma humana
adquiriu força no século VIII, quando as tendências iconoclastas iniciaram uma
luta sangrenta que durou cerca de
100 anos. Sustentavam que representar o Cristo
significava apresentar somente
sua natureza humana, uma
vez que a natureza divina é indescritível. Após 1517 as perseguições retomaram
com a Reforma Protestante.
•
As imagens na história da Igreja
Afresco da catacumba de Santa Priscila: Século III - É a mais antiga imagem da Santíssima Virgem, uma das mais antigas da arte cristã, sobre o mistério da Encarnação do Verbo. Mostra a imagem de um homem que aponta para uma estrela situada acima da Virgem Maria com o Menino nos braços. (Esta imagem encontra-se em uma das páginas do CIC)
As imagens sempre estiveram presentes na Igreja, especialmente para expressar o que
muitas palavras
não conseguiam expressar. E como dizi São João Damasceno: "O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados". Assim elas foram e continuam sendo de grande importância para os católicos, e elas continuam
falando para nós seja
através das esculturas seja através das imagens e
belíssimos vitrais nas grandes e famosas catedrais de séculos
e séculos.
A respeito das imagens o fundador do Protestantismo diz: "Tenho como algo deixado à livre escolha as imagens, os sinos, as vestes litúrgicas ... e coisas semelhantes. Quem não os quer, deixe-os de lado, embora as imagens inspiradas pela Escritura e por histórias edificantes me pareçam muito úteis... Nada tenho em comum com os Iconoclastas" (Da Ceia de Cristo – Lutero).
- Os santos
Os santos são obras primas de Cristo! “A santidade não é ausência de pecado, é excesso de Graça”. Os santos sem a Graça de Deus nada seriam. Contudo, foi dado a todos nós o livre- arbítrio; cabe a cada um colaborar com a Graça de Deus. Assim a SANTIDADE É PORTANTO, FRUTO DO AMOR QUE SUPÕE A LIBERDADE. É A ESTREITA UNIÃO DO HOMEM COM DEUS. Deus é Santo por natureza, os homens são Santos na medida que se aproximam dele.
Na
Sagrada Escritura encontramos estes belíssimos versículos de Eclesiástico 44,
14 e 15: “Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século.Proclamem os povos sua sabedoria, e cante a assembléia os seus louvores!”
No versículo 1 deste capítulo
lemos:
“Façamos o elogio
dos homens ilustres,
que são nossos antepassados, em sua linhagem.”
Beatificação: É permitido que seja prestado culto público a um servo de Deus em certa região ou certa família religiosa.
Canonização: Reconhecimento por parte da Igreja
de que uma pessoa está no céu. É
autorizado a veneração pública desse servo de Deus,
inserindo-os no cânon (Catálogo dos Santos). O CIC 828 diz
que é proclamado solenemente que o fiel praticou heroicamente as virtudes e viveu na fidelidade à Graça de
Deus.
Processo de Canonização: O termo “canonizar ou canonização” vem de cânon. Cânon significa “regra geral de onde se inferem regras
especiais”; relação, catálogo, tabela; padrão modelo, norma, regra. Canonizar
significa “inscrever no cânon ou rol dos santos.
Os
cultos
Culto de Latria (Adoração) – A Deus (Pai, Filho e Espírito Santo)
Culto de Dulia (Veneração, honrar) – Aos Anjos, Santos
Culto de Hiperdulia (Acima de veneração) – À Nossa Senhora. Sem atingir o culto de adoração.
Os cultos dos santos tem ao menos três sentidos
profundos:
1)
Dá Glória a Deus, de quem os Santos
são Obras Primas de sua Graça; são santos pela Graça de Deus.
2)
Suplicam a eles a sua intercessão por nós e para
Igreja.
3)
Mostram-nos os Santos como
modelos de vida a serem imitados uma vez que amaram e serviram a Deus perfeitamente.
Intercessão
No céu, os Santos sabem através da comunhão com Deus, de
nossas condições aqui na terra. CIC 956 – Intercessão.
CIC 2683 – devemos pedir a intercessão. Eles prestam este serviço a Deus.
Os santos têm influência junto de Deus; e essa influência
está à nossa disposição. E torna-se efetiva
por meio da oração. Quem não crê nisso que a Igreja ensina, deixa de receber
muitas Graças.
Alguns perguntam: mas os mortos não estão
todos dormindo, aguardando a ressurreição? Não. Jesus contou o
caso do pobre Lázaro, o qual já estava no seio de Abraão, vivo e salvo, e o rico que sofria
as penas eternas. A alma não dorme. No livro de Macabeus
(2Mac 15, 11-15) temos
a narrativa de Judas Macabeus, que teve a
visão do sacerdote Onias, já falecido, orando pelo povo judeu.
Rogando aos santos não os olhamos nem os consideramos senão nossos
intercessores para com Jesus Cristo, que é o único Medianeiro (cf. 1Tm 2,4) que nos remiu
com Seu Sangue e por quem podemos
alcançar a salvação. A mediação e intercessão dos santos não substituem a única
e essencial mediação de
Cristo, o único Sacerdote, mas é uma mediação “por meio de” Cristo, não paralela
nem substitutiva. Sem a
mediação única de Cristo nenhuma
outra tem poder.
Veneração no Antigo Testamento
•
“Abraão
levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante
da entrada de sua tenda,
veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra.” Gn 18,2
•
“Moisés
saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre
sua saúde e entraram na tenda.” Ex
18,7
•
“Josué
rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da
arca do Senhor, tanto ele como os
anciãos de Israel, e cobriram de pó suas cabeças.” Josué 7,6
•
Corpos Incorruptos
A
incorrupção é a preservação do corpo humano
da deteriorização que comumente afeta todo organismo
poucos dias após a morte. É evidente que são excluídas as mumificações, as saponificações e outros processos
químicos de preservação dos corpos dos mortos; pois seriam incorrupções artificiais. A
Igreja tem milhares de corpos incorruptos dentre eles os mais famosos: São Vicente de Paulo,
Santa Bernadette Soubirous
(N.S. Lourdes), São Pe. Pio, etc.
•
Posição
da Igreja .
A Igreja Católica, nos concílios de Nicéia e Trento,
aprovou e recomendou o culto das imagens. A doutrina
da Igreja, sobre as
imagens e o respectivo culto, está resumida nos seguintes pontos.
•
1. As imagens não são
ídolos, a que os fiéis devam render homenagem.
Imagem nenhuma possui um poder oculto ou latente, em virtude
do qual se lhe deva prestar culto e veneração.
•
2. É proibido fazer petições às imagens e nelas depositar uma confiança como se fossem
doadores de graças e
benefícios. A imagem deve ser para
o católico um meio, um instrumento, que lhe facilite
elevar os pensamentos acima desta terra, às
coisas sobrenaturais e divinas.
•
3. A veneração, o respeito
que se tem às imagens, tem por objeto, não a imagem
como tal, mas a pessoa por ela representada, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo, sua Santa Mãe e os Santos. A imagem não é nada mais que imagem,
que nos lembra os benefícios
que Deus dá à criatura
humana; lembra-nos o poder dos Santos, como amigos de Deus e suas virtudes,
que devemos imitar. Nada, pois, tem
o culto das imagens com idolatria
ou superstição.
“Ninguém nunca se esqueça de
invocar a Virgem e os santos pois eles podem
interceder por nós.”
Lutero
Bibliografia
•
Bíblia Sagrada de Jerusalém;
•
Catecismo da Igreja
Católica. Edição Típica
Vaticana, São Paulo,
Loyola, 2000. 934p.
·
BATISTINI, FREI. A Igreja do Deus Vivo. 39ª Edição. São Paulo: Loyola, 2010.213p.
•
Youcat Brasil – Catecismo
Jovem;
•
www.padrepauloricardo.org.br
•
http://www.paginaoriente.com/catecismo/imagens.htm
•
http://www.veritatis.com.br/apologetica/123-imagens-santos/1020-economia-das-imagens- no-antigo-testamento
•
https://afeexplicada.wordpress.com/2011/05/25/resposta-aos-protestantes-sobre-o- batismo/
•
http://www.veritatis.com.br/doutrina/sacramentos/9261-o-batismo-do-senhor
•
http://sou-evangelico.blogspot.com.br/2009/09/o-batismo-nas-aguas.html
(Blog Protestante)