O QUE É A EUCARISTIA

“Os adoradores resistirão!!!”

Hoje em dia, existem muitos ainda que não crêem na presença real de Jesus na Eucaristia, ou seja, não crêem que aquele pedaço de pão após o padre consagrá-lo na Santa Missa, se torna o próprio Jesus vivo no seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, como atesta a Santa Igreja Católica Apostólica Romana

A Eucaristia é a fonte e o ápice de toda a vida cristã

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos até Seu retorno, o sacrifício da Cruz, confiando assim, à sua Igreja, o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.

Quando Cristo instituiu a Eucaristia? Instituiu-a na Quinta-feira Santa, “na noite em que ia ser entregue” (1Cor 11,23), celebrando com Seus apóstolos a Última Ceia.

 

O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?

É fonte e o ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. O Senhor encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a Celebração Eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu, e antecipamos a vida eterna.

Como Jesus está presente na Eucaristia?

Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com Seu Corpo e Seu Sangue, com Sua alma e divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.


A Igreja é chamada Católica ou universal porque nela está presente o Cristo Total, - Ela é Católica porque nela está o Cristo Total, o que implica que ela recebe Dele a plenitude dos meios de Salvação. (CIC 830)

  O que é plenitude dos meios de Salvação? Quais meios são estes?

Plenitude dos meios, significa que na Igreja de Cristo se encerra o caminho seguro e único para alcançarmos a Salvação. São eles:

  Confissão de fé correta e completa.

   Ministério Ordenado na Sucessão Apostólica.

  Vida Sacramental integral. Vida Sacramental integral é:


Participação voluntária e consciente nos Sacramentos da Igreja.

São eles:

Iniciação Cristã: * Crisma, * Batismo e * EUCARISTIA

Cura: * Unção dos enfermos, * Confissão

Serviço: * Ordem, * Matrimônio

* Eucaristia= Sacrifício do altar

Sacrifício: é a prática de oferecer como expiação (expiatione “remissão”), holocausto (holos, "todo" e kaustos, "queimado") OU oferta a vida de animais, humanoscolheitas e plantações, aos deuses, como ato de propiciação (propitiatio, “acordo, reconciliação, acerto”)

ou culto. Ex.: Atos 17, 23


 Novo Testamento

   No Novo Testamento, o sacrifício de animais é tido por desnecessário,  visto  que Jesus Cristo cumpriu todas as exigências da lei judaica em vida e na morte, oferendo-se como sacrifício expiatório, isto é, como o próprio animal (CORDEIRO) que receberia o castigo pela culpa dos homens.

  Sacrifícios foram ordenados por Deus para que tal pessoa pudesse experimentar o perdão dos pecados. O animal servia como um substituto, ou seja, morria no lugar do pecador. O Sacrifício de animais parou com Jesus Cristo. Jesus Cristo foi o substituto sacrificial supremo e é agora o mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5).

Eucaristia = Sacrifício do altar

 Eucaristia é a antecipação e Memorial do Sacríficio perfeito. “A Eucaristia que instituiu naquele momento será o "memorial" de seu sacrifício. Jesus inclui os apóstolos em sua própria oferta e lhes pede que a perpetuem. Com isso, institui seus apóstolos sacerdotes da Nova Aliança” (CIC§611).

 

Significado do termo

—  1) Eucaristia do grego, εχαριστία, significa ação de graças;

—  2) Banquete: Nos remete à celebração da Páscoa; 


3) Sacrifício: Nos remete aos sacrifícios feitos à Deus na Antiga Aliança; também ao Sacrifício da cruz;

 

A instituição da Eucaristia

—  Espécies do pão e do vinho (Tradição Judaica Gn 14)


—  "Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6, 56 ). "Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida" (Jo 6,55). "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar é a minha carne para a salvação do mundo" (Jo 6,51)

—  Na Quinta Feira Santa, segundo São Mateus, disse o Senhor Jesus: "Tomai e comei isto é o meu corpo (...) isto é o meu sangue" (Mt 26,26-28); Marcos narra em seu evangelho: "Isto é o meu corpo (...) isto é o meu sangue" (Mc 14,22-24);

 

Espécies do pão e do vinho

 Jesus é o Sacerdote por excelência da ordem Melquisedec, portanto Ele usa as espécies do pão e vinho como este usou na Antiga Aliança - Gn 14;

  Sublimidade do sacramento (vigilância sanitária);  Em nenhum lugar Jesus diz que aquele "pão" e aquele "vinho" são um símbolo, ou uma representação figurada do seu corpo e sangue. Mas afirma repetidamente: "isto é o meu corpo...isto é o meu sangue”;


O pão ara remissão da humanidade condenada ao pecado herdado e morte;

 

Como entender Jesus na hóstia consagrada?

—  “Não se pode perceber pelos sentidos” (São Tomás de Aquino);


—  “O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os Sacramentos e faz com que ela seja como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos. No Santíssimo Sacramento da Eucaristia estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo. Esta presença chama- se real não por exclusão, como se as outras não fossem reais, mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se torna presente completo.” (CIC 1374)

 

Como que o pão vira Jesus?

  “Não é o homem que faz com que as coisas oferecidas se tornem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote, figura de Cristo, pronuncia essas palavras, mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas oferecidas.” São João Crisóstomo (CIC1375);


  “Estejamos bem persuadidos de que isto não é o que a natureza formou, mas o que a bênção consagrou, e que a força da bênção supera a da natureza, pois pela bênção a própria natureza é mudada. Por acaso a palavra de Cristo, que conseguiu fazer do nada o que não existia, não poderia mudar as coisas existentes naquilo que ainda não eram? Pois não é menos dar às coisas a sua natureza primeira do que mudar a natureza delas.” Sto. Ambrósio (CIC 1375);

 

E como chama essa mudança?

 O Concílio de Trento resume a fé católica ao declarar: “Por ter Cristo, nosso Redentor, dito que aquilo que oferecia sob a espécie do pão era verdadeiramente seu Corpo, sempre se teve na Igreja esta convicção, que o santo Concílio declara novamente: pela consagração do pão e do vinho opera-se a mudança de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo Nosso Senhor e de toda substância do vinho na substância do seu Sangue; esta mudança, a Igreja católica denominou-a com acerto e exatidão transubstanciação”. (CIC § 1376)


 

O que significa transubstanciação?

 Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas.

 


Apostolicidade da Eucaristia


—  "Cada um, portanto, se examine antes de comer desse pão e beber deste cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir (sem reconhecer) o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação. Eis porque há entre vós tantos doentes e aleijados, e vários morreram" (1Cor 11,28-30).


—  Fazei isto em minha memória [...]. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em minha memória » (1 Cor 11, 24-25; cf. Lc 22, 19).


—  O apóstolo São Paulo não estava lá, contudo transmite a mesma mensagem dos evangelistas, o que mostra que eles eram fiéis ao que lhes pediu Jesus: “fazei isso em memória de mim” (Lc 2, 19)


—  A missão da Igreja está em continuidade com a de Cristo: « Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós » (Jo 20, 21);


—  O apóstolo São Paulo escrevendo aos católicos de Corínto ensina a mesmíssima coisa. Escreve ele que o Senhor Jesus na última ceia disse: "Isto é o meu corpo (...) este cálice é a nova aliança no meu sangue" (1Cor 11,24-25);


—  Escreve ele: "O cálice que tomamos não é a comunhão com o sangue de Cristo? O pão (...) não é a comunhão com o corpo de Cristo?" (1Cor 10,16);


—  « Cristo, vindo como Sumo Sacerdote dos bens futuros [...] entrou uma só vez no Santo dos Santos, não com o sangue dos carneiros ou dos bezerros, mas com o seu próprio sangue, tendo obtido uma redenção eterna » (Hb 9, 11-12).


—  De modo análogo à aliança do Sinai, que foi selada com um sacrifício e a aspersão sangue da aliança que o Senhor concluiu convosco mediante todas estas palavras”- Ex 24, 8). Os gestos e as palavras de Jesus na Última Ceia lançavam os alicerces da nova comunidade messiânica, povo da nova aliança.

 —  No século XV, o Concílio de Constança diz que sob o véu do pão e do vinho, está o próprio Jesus que sofreu na cruz e está sentado à direita do Pai;


—  Por seu lado, o Concílio de Florença afirma que, em cada pedacinho da hóstia consagrada, bem como em cada gota do vinho, está Cristo inteiro;

 

Milagres Eucarísticos – A Igreja reconhece hoje mais de 150 milagres eucarísticos


Lanciano - Itália no ano 700 - O mais conhecido Milagre Eucarístico Relatório em 4 de março de 1971:

a) A carne é verdadeira carne.

b ) O sangue é verdadeiro sangue.

c ) A carne é do tecido muscular do coração (miocárdio, endocárdio, nervo vago).

d ) A carne e o sangue são do mesmo tipo AB e pertencem à espécie humana.          Obs: é o mesmo tipo de sangue encontrado no Sudário de Turim.

e)  Trata-se de carne e sangue de uma pessoa viva, pois que esse sangue é o mesmo que tivesse sido retirado, naquele mesmo dia de um ser vivo.

f ) No sangue foram encontrados, além das proteínas normais, os seguintes minerais: cloretos, fósforos, magnésio, potássio, sódio e cálcio.

g ) A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por 12 séculos e expostos à ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.

Disseram os cientistas aos frades: “E o Verbo se fez Carne!”

 

Alguns milagres eucarísticos:

—  Naju - Coréia do Sul (1985 a 1999)

—  Florença – Itália

—  Roma/Itália

—  Siena (Itália - 1730)


—  Itaúna/MG: “O fato aconteceu em Itaúna, região central de Minas Gerais, a 85 km de Belo Horizonte e está chamando a atenção do mundo religioso no estado. No dia 8 de abril de 2.004, a sacristã da Paróquia de São José do bairro Garcia, Aparecida Maria dos Santos, teria encontrado, num cantinho da sacristia da igreja, uma âmbula com hóstias . Ela chamou o padre Sebastião de Faria Ramos, vigário da Paróquia, para ver o achado. Na dúvida de se tratar ou não de "hóstias consagradas" o padre Sebastião mandou fazer o que determina a Igreja: colocar água com hóstias, dentro de um recipiente, para dissolvê-las. Como contam o padre, a sacristã e o bispo diocesano de Divinópolis, Dom José Belvino do Nascimento, uma parte do material colocado para dissolver transformou-se em sangue, que teria sido confirmado como "hemácias" em dois laboratórios”.



 Meus queridos irmãos e irmãs, vamos à escola dos Santos, grandes intérpretes da verdadeira piedade eucarística. Neles, a teologia da Eucaristia adquire todo o brilho duma vivência, « contagia-nos » e, por assim dizer, nos « abrasa ». Ponhamo-nos sobretudo à escuta de Maria Santíssima, porque n'Ela, como em mais ninguém, o mistério eucarístico aparece como o mistério da luz. Olhando-A, conhecemos a força transformadora que possui a Eucaristia. N'Ela, vemos o mundo renovado no amor. Contemplando-A elevada ao Céu em corpo e alma, vemos um pedaço do « novo céu » e da « nova terra » que se hão-de abrir diante dos nossos olhos na segunda vinda de Cristo. A Eucaristia constitui aqui na terra o seu penhor e, de algum modo, antecipação: « Veni, Domine Iesu » (Ap 22, 20)! (Papa João Paulo II, Ecclesia de Eucaristia, 2003).

 

 

Bibliografia

      Catecismo da Igreja Católica. Edição Típica Vaticana, São Paulo, Loyola, 2000. 934p.

·         BATISTINI, FREI. A Igreja do Deus Vivo. 39ª Edição. São Paulo: Loyola, 2010.213p.

·        CANTALAMESSA, RANIERO. Amar A Igreja: Meditações sobre a Epístola aos Efésios. São Paulo: Loyola, 2000. 934p.

·         http://www.cleofas.com.br

·         AQUINO, Felipe. O segredo da sagrada Eucaristia. São Paulo: Cleofas, 2007. 144p.

·         http://www.agentesdefe.com.br/milagres/milagre-eucaristico-de-itauna-mg/

http://www.therealpresence.org/eucharst/mir/portuguese_pdf/PORTU-intro1.pdf

Categoria:

Deixe seu Comentário